Produtividade em lavouras pode aumentar com bactérias 

Pesquisa está sendo realizada em plantações de arroz, feijão e milho

31/07/2022 às 09:35 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Uma pesquisa da Embrapa Arroz e Feijão (GO) investiga bactérias que podem aumentar a produtividade em lavouras de arroz, feijão e milho. Segundo a pesquisa, eles ativam os processos fisiológicos da planta, promovendo a absorção de nutrientes ou a sua disponibilização. 

O resultado são plantas maiores, mais resistentes a doenças e com maior produtividade. Com fertilizantes importados cada vez mais caros, o uso desses insumos biológicos pode representar uma importante economia ao produtor. O trabalho se refere ao conhecimento de seis tipos de microrganismos que reconhecidamente promovem benefícios para culturas, mas ainda há poucos estudos estudados com o cereal. 

Em meio de tubos de ensaios, houve o desenvolvimento de mudas que, ao serem avaliadas com o auxílio de equipamentos de processamento e programas de cultivo de imagens, apontaram um resultado promissor como o maior arranque inicial e as plantas mais radiculares.

Nos testes, as raízes das mudas de arroz tratados com um tipo de bactéria chamada Azospirillum foram 86% mais longos que o tratamento controle, que não foi recebido nenhum microrganismo. Além disso, houve ainda, comparativamente, um incremento de mais de 100% no volume de raízes. 

Com informações e foto da Embrapa 
 


Últimas Notícias